fbpx

Experiencia como Instrutor de Desenvolvimento – Liliana Liberato Ribeiro

Olá, chamo-me Liliana Liberato Ribeiro e estive a trabalhar como Instrutor de Desenvolvimento (trabalho voluntário), numprojeto de Ajuda às Crianças em Chibombo, Zâmbia, juntamente com DAPP (Development Aid from People to People) – “Humana” por 6 meses (de Maio a Novembro). A minha equipe era constituida por 3 voluntários 2 Portugueses e 1 cabo-verdiana.

Como Instrutores de Desenvolvimento, trabalhamos em colaboração com escolas, famílias e comunidades para melhorar a vida das crianças. Nas comunidades encontramos problemas ao nivel da educação, nutrição, agricultura, comércio e economia doméstica local.

Acreditando que uma sociedade mais justa é possível - onde todos os cidadãos tenham acesso à educação, saúde, alimentação e sustentabilidade. E acreditando que é nossa obrigação ir e lutar por uma sociedade mais justa para aqueles que têm menos oportunidades, fomos para Inglaterra com a missão de perparar-nos e estudar para seguir em projecto.
Em maio de 2015, chegamos a Zâmbia onde rapidamente percebemos que haviam problemas a todos os níveis, e como não podíamos agir em todos os campos, decidimos que iríamos atuar em quatro setores: Educação, Nutrição, Clubes de Mulheres e Suporte a Idosos.

Na Zâmbia, encontramos um povo acolhedor, que nos cumprimentou com um sorriso. Pessoas dispostas a mudar as suas vidas, com idéias e vontade de fazê-lo, mas sem estrutura econômica e educacional, que lhes permita evoluir.

Principais Atividades no projeto:

1. Educação
Na Zâmbia, muitas crianças abandonam a escola por causa de longas distâncias, falta de condições sanitárias e segurança nas salas de aula.Há mesmo algumas turmas a decorrendo debaixo de árvores. As comunidades são os principais percursores na construção de escolas, lutando com a difícil aquisição de materiais de construção.
Angariamos fundos para construir uma pré-escola com duas salas de aula, com capacidade para 160 alunos, 40 por classe, periodo da manhã e da tarde. As crianças vêm de 10 aldeias na comunidade de Malambanyama, Chibombo.
Também Distribuímos materiais escolares para escolas primárias.

2. Nutrição
Fizemos um horta pedagogica na escola com sementes trazidas de Portugal, para ajudar a alimentar as crianças mais desfavorecidas e para ensinar a importância de uma dieta equilibrada.
Fizemos um manual sobre os métodos de agricultura, culinária e nutrição.

3. Clubes de Mulheres
Ajudamos no registo dos clubes, de forma a que estes possa ter acesso a suporte.
Fizemos a conexão dos Grupos com o Sistema Social local.
Organizamos aulas de alfabetização para adultos em colaboração com a escola de Malambanyama.
Organizamos aulas sobre Gerência de pequenos negocios, em colaboração com a World Vision (organização local).
Demos algumas sacas de Cimento para construir uma Loja comunitaria onde as mulheres poderem vender produtos produzidos por elas.

4. Pessoas idosas
Malambanyama tem muitas pessoas idosas que vivem em situação de vulnerabilidade sem comida suficiente, e sem as minimas condições de segurança e saneamento na habitação.
Reportamos a situação para o gabinete de apoio social da provincia. Pedimos a colaboração da world vision para a distribuição de roupas. Organizamos o grupo de mulheres para ajudar as pessoas mais vulneraveis da sociedade ao nivel da alimentação, higiene e mobilização.
Angariamos fundos para a aquisição de camas e colchões, tendo sido feita a distribuição pelos idosos mais desfavorecidos

Palavras nunca poderam expressar exatamente o sentimento em nossos corações o sorriso espontâneo que brilha em nossos rostos e o profundo sentimento de gratidão com a comunidade que têm sido parte do nosso dia-a-dia neste projeto.

Os construtores colocaram de lado suas responsabilidades pessoais para se juntar a construção...

O grupo de mulheres pararam por um tempo a venda no mercado e vieram trazer baldes de água para fazer cimento...

Os professores fizeram uma coleta entre si para ajudar a comprar alguns materiais mais baratos e fornecer almoço aos construtores...

Os jovens estudantes estiveram sempre dispostos a ajudar os mais velhos a concluir as tarefas...

As crianças estiveram sempre lá para nos encher de esperança com aqueles sorrisos que animam a alma...

Nós, voluntários, organizamos a compra e chegada dos materiais, trabalhamos com dois grupos de mulheres locais para estimular o auto-desenvolvimento e organizamos uma horta comunitária...

Esta sinergia ocorreu na mãe África, enquanto estamos unidos. Pamodzi = (língua local de Zâmbia), nós é que decidimos que direção queremos dar à causa.

“ONE ZAMBIA – ONE NATION”