Olá a todxs!
Eu sou a Marta, cheguei ao CICD em Agosto de 2016 e na semana passada voltei de Moçambique.
Estou no programa de 18 meses e, em Maio, parti para os 6 meses de projeto deste programa.
Escolhemos o projeto FFK (Food For Knowledge) que trabalha em 4 distritos de Maputo – capital de Moçambique. Se eu tivesse de escolher uma palavra para descrever todos estes meses que passei ali… não conseguiria! Primeiro porque voltar à realidade é algo muito mais difícil do que aquilo que parece, nós preparamo-nos para ir mas, definitivamente que não pensamos que também temos de nos preparar para voltar. É um mix de sentimentos que são extremamente difíceis de se expressar.
Eu e a minha colega de equipa – Andrea de Espanha – trabalhámos em diferentes coisas durante este período.. mas a maior de todas elas e a que mais me deixa feliz e orgulhosa foi a construção de 3 salas de aula na escola primária da comunidade Xirindza. Conseguimos com força de vontade e suor criar 3 salas de aulas para 152 crianças que, fizesse chuva ou sol, iam para a escola estudar debaixo de uma árvore.
Depois da angariação de fundos que fizemos online e, também a angariação de materiais de construção com pequenas e grandes empresas moçambicanas, conseguimos começar a nossa obra que, a cada dia que passa, crescia. Estivemos presentes no processo de construção desde os primeiros buracos até ao último rolo de tinta!
Tudo o que passámos desde Agosto de 2016 até à data de hoje valeu a pena só por saber que conseguimos fazer algo com aquela comunidade e criar algo, que até então não existia!
Foi uma das melhores experiências da minha vida e dificilmente a esquecerei!