fbpx

Pensa numa fabrica de fazer peças para automóveis. Todos os dias faz as mesmas peças iguais, durante todas as 52 semanas do ano, durante anos e anos. A vida dita normal, é igual…..Todos os dias nos levantamos á mesma hora, fazer as mesmas coisas, 365 dias, por anos e anos….. A TUA VIDA É UMA FABRICA, imposto pelo sistema que te rodeia.
Tive a sorte de no ano de 2012 ter conseguido acordar desse sistema e fazer algo que realmente importe, DEIXAR A MINHA MARCA NA VIDA DE ALGUEM.
O meu nome é Carla Sofia Domingues, Portuguesa, eng. Civil de 40 anos de idade e esta é uma pequena parte da minha vida.
Na minha pesquisa de fazer a mudança, encontrei o CICD, e tive a sorte de conseguir ir a duas info-meetings em Portugal. Logo na primeira, eu tive a certeza que tinha encontrado o meu caminho, só de ouvir o conceito e as experiencias apresentadas. A grande mudança aconteceu em Novembro de 2012 quando cheguei a UK,sem quase não falar nada de inglês, e encontrar um lugar fantástico, com pessoas de mais de 10 nacionalidades, onde cada dia era um novo desafio.
O CICD tornou-se a minha nova casa, onde todos ajudam no dia a dia, desde limpar wc a dar de comer ás galinhas, cortar relva, restaurar os edifícios, acordar ás 5 a.m para fazer o pequeno almoço ou fazer o pão á noite, etc, etc…. trabalho em comunidade. Se é fácil, NÃO É, se valE a pena, SIM, TODOS OS DIAS.
Apesar de eu ser licenciada, aqui aprendi coisas que nunca tinha ouvido falar ou pensado fazer, como “Tippy-Tap”, fogão poupa-lenha ou fogão solar…. Essenciais para quem mais necessita.

Organising actions with women in the village

Organising actions with women in the village

Lack of nutritious food is a huge problem

Lack of nutritious food is a huge problem

Weighing the infants do they grow as they should

Weighing the infants do they grow as they should


Tive o privilégio de ter á escolha imensos projectos em Africa e na India. Escolhi o projecto Child Aid numa pequena vila (Samfya) na Zâmbia…. ADOREI, foi os 6 melhores meses da minha vida.
Depois de finalizar o projeto e o programa (programa de 18 meses Fighting with the Poor), não queria voltar á “fabrica” imposta pela sociedade e queria continuar a ajudar quem necessita e quem não tem recursos ou hipótese de uma vida melhor.
Com a ADPP (Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo) Moçambique, iniciei um projecto pioneiro de Nutrição, com a duração de 3 anos, na Província (Niassa Province) mais pobre de Moçambique, com o principal foco em crianças menores de 2 anos, onde a morte por desnutrição era de 47% em crianças menores de 5 anos. È a maior província de Moçambique, com maior potencial agrícola, mas com menos população. A desnutrição é elevada, não por falta de comida, mas por falta de conhecimento de como preparar a comida para as crianças, a quantidade e diversidade., assim como pelos hábitos alimentares impostos por gerações e gerações e mitos. Foi uma experiencia totalmente diferente, sair de ser voluntário, e passar a ser responsável num dos maiores projectos da ADPP de Moçambique. Vi e vivi coisas que já mais imaginei ver ou viver, como ver crianças com desnutrição crónica, como via “nos filmes” ou BBC assim como passar por experiencias de necessitar de 12 horas para fazer 250 km no meio da selva nas piores condições de estradas e sem rede de telemóvel, onde passa um carro por semana. Os desafios diários fazem com que cada dia seja diferente e com novos desafios. Ver o agradecimento das mães ás quais conseguimos salvar a vida das suas crianças, faz com que nos sentimos realizados e que realmente estamos a deixar a marcar na vida de algum, faz com que valha a pena acordar todos os dias e que os mais difíceis desafios valham a pena. Trabalhamos com mais de 100 mil crianças, mais de 300 mil mulheres participaram nas nossas demostrações de culinária, trabalhamos em 520 escolas, onde demos palestras semanais a mais de 50 mil raparigas e demos suplementos alimentares de combate a anemia. Conseguimos identificar mais de 3 mil crianças com denutrição e encaminhar cerca de 27 mil mulheres gravidas para a consulta de pré natal.

Many babies do not grow enough

Many babies do not grow enough

The teenage girls have many questions

The teenage girls have many questions

Tippy-tap for washing hands can save lives

Tippy-tap for washing hands can save lives

O impacto do projecto foi de ter reduzido a morte por desnutrição em 4% em 3 anos, a cura de crianças desnutridas aumento 8% (passou de 75% para 83%) e as crianças que nascem com baixo peso (menos de 2.5kg) passou de 5.5% para 2.6%. Isto é o que me faz continuar e me realiza como pessoa. A diferença que fazemos na vida destas pessoas e o quantos elas nos agradecem, faz com a mudança radical que fiz no ano de 2012 ter valido a pena.
Neste momento, Maio 2018, estou para iniciar um projecto de prevenção de HIV focado em raparigas dos 10 a 24 anos, e irei ter a responsabilidade de ser Project Lider. Será um projecto não só sobre HIV, mas também de combate ao abandono escolar, realizar workshops para as raparigas terem mais conhecimentos em diferentes áreas assim como ensina-las a ter capacidade de abrir o seu próprio negocio e de fazer poupanças, para não serem tão dependentes do homem.
…. E SIM tu também és capaz de fazer a mudança na vida de alguém assim como na tua própria vida…. Só necessitas de conseguir ter a coragem de o fazer, … PALAVRAS SÃO FACEIS DE DIZER, MAS ACÇOES É O QUE FAZ ACONTECER….